Ciência

Em 1858, a vida de Darwin parecia esta a desmoronar-se. A sua teoria revolucionária da evolução é contestada e os seus filhos estão doentes...

Com a sua carreira ameaçada e a sua vida pessoal em crise, é a sua esposa Emma, uma pianista clássica que estudou com Chopin, que o ajuda a perceber que aquilo a que ele chamou mistério da vida é afinal o mistério e a verdade escondida milhares de anos. 

Rossellini extrai trechos inteiros de algumas das obras fundamentais do pensador, como O Discurso do Método (1637) e as Meditações Metafísicas (1641), para compor as ações “dramáticas” da personagem.

São procedimentos teóricos de Descartes, cuja função seria fundar a autonomia do pensamento racional diante da fé. Vale dizer que, naquela época, toda démarche racionalista tinha de ser, também, uma negociação com a autoridade religiosa.

Donde, nas Meditações, Descartes precisar, primeiro, ocupar-se das provas da existência de Deus, para apenas depois afirmar que o Cogito (a Razão) se sustenta por si só. “Eu sou, eu existo”, deduz, pelo simples fato de pensar. A conclusão entrou para a história do conhecimento como a frase famosa “Penso, logo existo”.


O passado dos homens | Homo sapiens, as novas origens - ARTE

Em Marrocos, a descoberta de ossos por um pesquisador francês perturba a nossa visão da pré-história. A emocionante história de uma aventura científica, entre o colapso das certezas e as proezas tecnológicas...