Cidadania

Recursos

3 autores chave (T.H. Marshall, Russel Dalton e Michael Schudson) para se chegar à resposta a algumas questões: O que é “cidadania”? Quais são os direitos de cidadania? Como definir “educação para a cidadania”? O que é ser um “bom cidadão”? Qual a relação entre cidadania e democracia?

Propostas de atividades:


Fonte: PICCLE

Fronteiras

Muros

A queda do Muro de Berlim em 1989 marcava o fim da Guerra Fria. Nessa altura existiam 15 muros no mundo. Hoje existem quase 70. Veja em 360º os três principais muros da Europa numa reportagem SIC/Expresso.

Solidão na velhice

O que é o dia da sobrecarga da terra

Un ‘World Press Photo’ para el drama de la inmigración

El corto 'A las puertas de Europa', parte de un especial de EL PAÍS SEMANAL, del fotógrafo Carlos Spottorno y con la colaboración de Guillermo Abril, recibe este sábado en Ámsterdam un premio en categoría multimedia

A história dos direitos humanos

A água potável e o saneamento. 

6.º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável.

O currículo local: ponto de partida para novas aprendizagens? por Camões Gouveia | conferência

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

[PORDATA]


A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015 (resolução A/RES/70/1), e define um conjunto de 17 objetivos – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e de metas a ser alcançadas, por todos os países, até 2030. Os 17 ODS abordam três grandes dimensões do desenvolvimento sustentável - social, económica e ambiental – e constituem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade de forma a promover a paz, a sustentabilidade ambiental, a justiça e a igualdade.

A Agenda 2030 procura erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e as alterações climáticas, garantindo que ninguém fica pelo caminho.

A União Europeia (UE), em coordenação com os seus Estados Membros, procura apoiar a implementação da Agenda 2030 e lutar para o futuro sustentável para todos. A lista de indicadores ODS da UE está alinhada, de forma adequada, com a lista de indicadores globais da ONU, mas não é exatamente idêntica. Isto permite uma concentração na monitorização das políticas da UE e nos fenómenos especialmente relevantes no contexto europeu.

PLANETA A (Fundação Gulbenkian e RTP

Esta é uma série documental, em nove episódios, sobre o desafio da sustentabilidade e as soluções que, a nível local e global, estão a ser postas em prática para combater os problemas que as sociedades enfrentam.

Planeta A dá a conhecer algumas das respostas mais inovadoras a questões como a poluição, o aquecimento global, o crescimento populacional exponencial, a pobreza e a desigualdade, bem como as propostas para amenizar as tensões culturais, políticas e raciais que emergem de todos esses desafios.

Clique aqui para aceder aos conteúdos descritos abaixo. 

Episódio 1: Alterações Climáticas

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do nosso século, bem visível nas ondas de calor e secas extremas, no aumento da temperatura da água do mar, no degelo e nos eventos atmosféricos extremos.

Episódio 2: Instituições Democráticas

Ainda antes de o mundo começar a travar liberdades fundamentais em nome da pandemia da COVID-19, já havia, oficialmente, mais autocracias do que democracias no planeta.

Episódio 3: Produção e Consumo

Nunca consumimos tanto. E a produção tem crescido sem precedentes, numa tentativa de acompanhar este crescimento desmesurado. O índice de dióxido de carbono atingiu, em 2019, o seu valor mais alto de sempre. O planeta tem uma pegada ecológica 60% maior que a sua capacidade.

Episódio 4: Pobreza e desigualdade

Apesar do progresso significativo que se verificou nas últimas décadas, cerca de 10% da população mundial vive em situação de pobreza extrema, com menos de dois dólares por dia. O objetivo determinado para 2030 apostava na redução da pobreza extrema para 3%, mas as alterações cíclicas da economia mundial e a pandemia de COVID-19 estão a adiar esse objetivo.

Episódio 5: Cidades Sustentáveis

As cidades são centros de riqueza e inovação, mas também de desigualdade e de poluição. Os dados indicam que mais de 65% dos portugueses vive em zonas urbanas e que 80% dos recursos usados pelos cidadãos da Europa vão para alimentação, transportes e infraestruturas.

Episódio 6: Oceano

A maioria das pessoas acredita que só as árvores produzem oxigénio, mas a verdade é que mais da metade do que respiramos vem dos oceanos. O oceano é o pulmão do planeta e a nossa sobrevivência depende dele.

Episódio 7: Educação

O ensino atual continua a seguir, maioritariamente, os métodos e os pressupostos usados nas campanhas de evangelização religiosa há pelo menos 500 anos: aulas expositivas a partir de um púlpito para uma plateia mais ou menos passiva, que se limita a reproduzir aquilo que recebe.

Episódio 8: Inovação, Infraestruturas e Comunicação

A Inovação Social apresenta uma nova forma de olhar para o empreendedorismo. Uma nova realidade económica que considera mais do que a procura do lucro rápido.

Episódio 9: Água

No nosso planeta, mais de 2 mil pessoas morrem diariamente por falta de acesso a água e saneamento. Em 2018, a Cidade do Cabo, na África do Sul, esteve muito perto do “Dia Zero”, aquele em que se tornaria a primeira grande cidade mundial a perder o acesso à água canalizada.