Testemunhos

Testemunhos de professores sobre esta página Web.

O fim do mito dos nativos digitais, direitos de autor e a questão da cidadania...

...destaco a entrevista proferida pela Doutora Célia Oliveira, na RTP,  onde a mesma aborda as mudanças na aprendizagem na era digital.  A partir da interrogação  - A forma de aprender mudou? a entrevistada põe fim ao Mito dos Nativos Digitais. Muito interessante!

Revisitei, novamente, a apresentação de Jorge Borges sobre Os Direitos de Autor e Segurança no Mundo Digital. Merece destaque neste fórum, pois foi envolvente e cativante a sua exposição, na última sessão da formação.  Tema que carece de aprofundamento pessoal, quer no sentido de fazer uso responsável no Mundo Digital, quer no alerta constante que devemos promover junto dos nossos alunos.

Por fim, não resisti, a explorar alguns recursos ligados à História e à  Cidadania e Desenvolvimento (áreas que leciono) no Depósitos de VALOR. Descobri um manancial de recursos passíveis de utilizar nas minhas aulas. Deixo dois exemplos, relacionados com as matérias que atualmente estou a ministrar:  no 8º ano,  "A ação do Marquês de Pombal", e no 7º ano, "A vida nos mosteiros medievais".

por Mário Joaquim Morais Rodrigues

Um hino à leitura...

Concordo com o comentário a ele associado - um hino à leitura-, mas fiquei perplexo com o conteúdo. Faz todo o sentido que, no mundo em que vivemos, obras de Friedrich Nietzsche e Karl Marx só mereçam estar num sítio - na lixeira pública. Nada mais natural que favelados brasileiros se possam cruzar com elas nesse contexto... Mas como aceitar que a pobre criança, que precisa de melhorar os seus resultados escolares, não tenha  nada melhor para o efeito que o «Assim falava Zaratustra»? Porque não um smartphone, um tablet ou uma sala de aula do futuro? Ironia ainda maior: tendo a mãe deitado fora a obra maldita (criação do «cão», do «demónio»), não é que o rapazinho encontra outra ainda mais mefistofélica - «O manifesto comunista»? E a minha perplexidade atingiu o zénite: terminar um vídeo que pretende exaltar as virtudes da leitura com o hino da «Internacional Comunista», com o patrocínio do Governo Brasileiro? Só pode ser anedota...

por Rogério Marques

Destaco os vídeos...

Destaco os vídeos "A tecnologia não deixa o mundo menos humano" e "Transformação digital: você está pronto para uma mudança exponencial?" que visam estarmos em constante mudança e que o mundo digital acontece de forma a auxiliar/ facilitar o nosso quotidiano sem deixarmos de ser humanos. Há o (pre)conceito que a humanização deixa de existir com o avançar da tecnologia, com a inteligência artificial. No entanto, é uma enorme transformação para a história da humanidade.

por Flávia Santos

Sobre a navegação e os recursos de Depósitos de Valor- Banca de Conteúdos Digitais

É uma página de fácil navegação e com uma diversidade imensa de recursos (biblioteca digital, revistas, recursos pedagógicos, ferramentas, multiliteracias e áreas disciplinares).

Entrei no separador Revistas e ao percorrer a página cliquei nas “Histórias” onde se encontram muitas histórias em formato vídeo, materiais multimédia, audiolivros e outros, muito atrativos para a faixa etária dos alunos que leciono (1ºCiclo).

Estes recursos são certamente uma forma de motivar os alunos para a leitura e escrita, desenvolvendo assim, as suas aprendizagens essenciais que vão ao encontro do Perfil do Aluno: a oralidade, a leitura e a escrita, a comunicação e a educação literária.

São recursos que podem ser partilhados em sala de aula, numa plataforma, enviar o link e o aluno aceder de uma forma prática ao conteúdo.

por Maria José Matos

Sobre as histórias infantis

As histórias infantis  são fundamentais no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade. As histórias infantis transmitem valores e permitem expressar e dar sentido a sentimentos e emoções. 

por Manuela Borges

Sobre os Recursos improváveis

Com a exploração feita, dentro do Sítio Depósitos de Valor - Banca de recursos digitais, descobri os Recursos Improváveis. Sendo eu uma professora do 1º ciclo, encontrei aqui uma área para a qual tenho um especial interesse: LEITURA E ESCRITA. Foi com muito interesse que encontrei um vídeo com o nome, em que Roger Domingo faz uma abordagem à mudança no paradigma da leitura e ao tipo de leitor atual. Este tema é do meu especial interesse, pois como professora do 1º ciclo, observo mudanças nos interesses de leitura dos alunos que preferem o digital ao suporte de papel. É uma área que penso que os professores devem sem dúvida abordar, poi a escola não pode deixar de acompanhar as mudanças da sociedade e do tipo de aluno leitor que temos na atualidade. 

por Alexandra Oliveira