Do programa Minerva ao Plano de ação para a transição digital, em curso. Os grandes desafios da educação, a terminar.
O novo analfabetismo não é não saber coisas, é não saber usar a informação" (Jimmy Wales).
Nesta apresentação, para além da explicitação do conceito, são referidas algumas estratégias e dados exemplos de ferramentas digitais que podemos usar em cada uma das fases do processo de Curadoria. Ler mais >>
Sentido crítico: ver fonte do podcast (NotebookLM).
A apresentação começa com um breve enquadramento sobre a evolução dos direitos de autor ao longo do tempo, para se focar no século XXI, caracterizado pela emergência das multiliteracias, decorrentes do facto de assistirmos à passagem da biblioteca física para a Web.
Os conteúdos ganham predominância enquanto matéria prima, o autor caminha em paralelo com o produtor de conteúdos e o livro assume múltiplos formatos. Neste contexto, torna-se imprescindível selecionar e avaliar a informação, pelo que se apresentam estratégias para evitar o plágio e exemplos de ferramentas que facilitam a citação. Ler mais >>
Nesta apresentação, para além da explicação do que é a Internet das Coisas e da sua diferença em relação à Inteligência Artificial, em inglês AI - Artificial Intelligence - é apresentada a sua utilização em contexto educativo. Ler mais >>
O e-Portefólio académico é uma coleção criada pelo aluno que retrata o seu percurso de aprendizagem - sucessos, mas também dificuldades e a forma como as superou. O enfoque é no processo e não no produto em si, pelo que favorece a reflexão e aprendizagens significativas.
Como podem os professores ensinar a aprender se eles próprios se sentem dependentes da formação, para aprender?
A emergência da Curadoria digital. Uma resposta?
Visão diacrónica da educação e da tecnologia ao longo da história. A pertinência da curadoria digital no mundo atual.
Os meios digitais são, em pleno século XXI, uma extensão de nós próprios e a discussão é se alteraram a forma humana de aprender. É hoje de forma diferente do que quando a informação nos chegava apenas através de plataformas tradicionais? Uma questão de estímulos que começou com a televisão e é, na era digital, incontornável.
Célia Oliveira responde.
Jornadas de Utilização Pedagógica das TIC, no Instituto Politécnico de Leiria.
Outubro de 2020.
Ler mais >>
Ler mais >>
O que aprendemos de maneira informal tem menos valor do que o que se aprende numa instituição educativa tradicional? Estão a mudar as formas de aprender? De tudo isto nos fala Tíscar Lara.
Ler comentário >>
Foi no lançamento da plataforma de gestão de aprendizagem Class Server que o Centro de Competência da Malha Atlântica e a Microsoft Portugal convidaram o eng.º Roberto Carneiro para fazer esta comunicação. 2003.